Visa ReasonCode

A VISA realizou uma mudança em seu sistema de envio de chargebacks, isso resultou na alteração dos valores enviados no campo ReasonCode.

Por isso, fizemos uma alteração neste campo para refletir os novos valores de categoria da VISA. Disponibilizamos um campo adicional chamado dispute_condition que contém o detalhamento dos códigos de chargebacks fornecidos pela VISA.

Segue tabela com os códigos de chargebacks:

ReasonCodeDisputeConditionReasonCode DescriptionDisputeCondition Description
101FraudeFraude de falsificação na transferência de responsabilidade EMV
102FraudeFraude não cometida com cartão falsificado na transferência de responsabilidade EMV
103FraudeOutro tipo de Fraude - Ambiente com presença do cartão
104FraudeOutro tipo de Fraude - Ambiente sem presença do cartão
105FraudePrograma VISA de monitoramento de fraude
111AutorizaçãoBoletim de recuperação de cartães
112AutorizaçãoAutorização recusada
113AutorizaçãoSem autorização
121Erro no processamentoApresentação tardia
122Erro no processamentoCódigo de transação incorreto
123Erro no processamentoMoeda incorreta
124Erro no processamentoNúmero de conta incorreto
125Erro no processamentoValor incorreto
126Erro no processamentoProcessamento duplicado/pago por outros meios
127Erro no processamentoDados inválidos
131Disputa dos consumidoresServiços não prestados ou mercadoria não recebida
132Disputa dos consumidoresTransação recorrente cancelada
133Disputa dos consumidoresMercadoria/Serviços defeituosos ou não coincidem com a descrição
134Disputa dos consumidoresMercadoria falsificada
135Disputa dos consumidoresDeclaração enganosa
136Disputa dos consumidoresCrédito não processado
137Disputa dos consumidoresMercadorias/Serviços cancelados
138Disputa dos consumidoresTransação de crédito original não aceita
139Disputa dos consumidoresNão recebimento de dinheiro ou de valor de transação de carga

Exemplo:

...
<Installment>
    ...
    <Chargebacks>
        <Chargeback>
            ...
            <ReasonCode>10</ReasonCode>
            <DisputeCondition>2</DisputeCondition>
            ...
        </Chargeback>
        ...
    </Chargebacks>
    <ChargebackRefunds>
        <ChargebackRefund>
            ...
            <ReasonCode>10</ReasonCode>
            <DisputeCondition>2</DisputeCondition>
            ...
        </ChargebackRefund>
        ...
    </ChargebackRefunds>
    ...
...