O que é Conciliação?

Conciliação é a demonstração de todo o movimento financeiro processado com a adquirente (vendas, recebimentos, cancelamentos, ajustes, chargebacks e taxas), mostrando o valor líquido e bruto de cada movimentação. Você pode fazer também o cruzamento das informações da adquirente com as informações enviadas no extrato bancário.
A conciliação diz a real situação financeira do seu negócio, auxiliando na tomada de decisões importantes.

Como funciona a Conciliação da Stone?

Na Stone os seus arquivos de conciliação são gerados a partir do momento que você começa a transacionar no ambiente de produção. Ou seja, não é necessária nenhuma habilitação específica no cadastro para que isso aconteça.
Os arquivos da Stone são entregues no formato XML e ficam disponíveis no webservice de conciliação. Para baixar os arquivos, você precisa enviar uma requisição para a API de conciliação informando sempre uma data e a affiliation key correspondente à sua loja."

Como faço para começar a usar?

Para receber os arquivos de conciliação da Stone, você já precisa ser um cliente credenciado. Depois disso, é necessário solicitar o seu código AffiliationKey para o seu contato comercial ou para nosso time de Relacionamento com o Cliente, pelo e-mail [email protected].
Com o código em mãos, você precisa apenas configurar a requisição para baixar os arquivos. Você pode ver mais detalhes sobre como fazer isso na nossa documentação.

Posso receber o arquivo no formato posicional ao invés do XML?

Infelizmente não, o formato atual do arquivo de conciliação da Stone é apenas XML.

Existe um limite de tempo para baixar arquivos retroativos?

Não, os arquivos ficam disponíveis por tempo indeterminado na API de conciliação. No endereço da requisição, você pode informar qualquer data para receber o arquivo correspondente, desde que seja de um período no qual a sua loja já estava credenciada na Stone.

Quais são as informações que o arquivo de Conciliação entrega?

O arquivo de Conciliação da Stone demostra todas as transações e eventos ocorridos no dia referenciado, junto com as suas respectivas informações financeiras. O arquivo permite o acompanhamento desde a captura até o pagamento/desconto de cada uma das transações e lançamentos realizados.
Com a Conciliação Stone, você consegue visualizar de forma bastante clara o valor líquido e bruto de cada parcela, o valor líquido e bruto de cancelamentos, quais parcelas da transação foram antecipadas e qual foi o custo da antecipação de cada parcela, além de todas as informações referentes à chargebacks.
O arquivo contempla também eventos financeiros, como aluguéis de POS, ajustes financeiros e transferência interna.

Como identificar uma transação cancelada?

Quando ocorre o cancelamento de uma transação, a tag dentro do nó Events é preenchida com o valor 1.
Quando ocorre o desconto de um cancelamento, a tag dentro do nó Events é preenchida com o valor 1.

Posso realizar um cancelamento parcial?

Sim, é possível realizar o cancelamento parcial ou total de uma transação, independentemente de ser ou não uma transação parcelada. É possível realizar essa operação com a ajuda do nosso time de Relacionamento com o Cliente, através do e-mail [email protected], ou através do portal da Stone.

Quais ações podem ser um "evento financeiro"?

O aluguel é enviado como um evento dentro de FinancialEvents. Nesse caso, a tag é preenchida com o valor 3 (código referente ao evento aluguel) e a tag demonstra o valor do aluguel.

É possível enxergar os dados das outras adquirentes neste arquivo?

Não. Cada adquirente é responsável pela apresentação dos seus dados ao cliente final.
Ou seja, a partir do arquivo de Conciliação da Stone é possível enxergar todos os dados transacionais e eventos que passaram pela adquirência da Stone. "

Com qual periodicidade recebo os dados para conciliar?

Os arquivos são disponibilizados diariamente e você pode baixá-los através da API a partir das 4h da manhã do dia posterior ao qual se deseja conciliar.

É gerado algum código único apresentado no arquivo?

Sim, toda transação gera um código único da transação, que é nomeado como AcquirerTransactionKey (também chamado de Stone Id).
No caso da Stone, esse código pode ter até 35 dígitos.

Existe um ambiente de homologação para a conciliação?

Não temos um ambiente de homologação para a conciliação.

Existe uma documentação para os termos "próprios" que são mostrados no arquivo de conciliação?

Os termos que aparecem no arquivo de conciliação estão explicados na nossa documentação: http://conciliacao.stone.com.br/docs

Quais são as possíveis mensagens de erro?

As mensagens de retorno de erro mais comuns são as três abaixo:

  • "Conciliation generation is only permitted in past dates." ​

A requisição para obter o arquivo de um determinado dia deve ser feita após as 5:00 da manhã do dia posterior.

  • "Missing or invalid authorization security header"
    Essa mensagem é retornada quando algum campo no header da requisição está incorreto.

  • "Message": "An error has occured."
    Esse erro acontece quando existe alguma indisponibilidade na API de conciliação. Nesses casos, por favor entre em contato com o nosso time ([email protected]).

Caso você receba um retorno diferente, nos envie um email para maiores esclarecimentos.

Existem arquivos com transações de venda, porém sem eventos de pagamento?

Sim, existem arquivos que não apresentam nenhum pagamento.
Essa situação ocorre em dias que a sua loja efetuou vendas normalmente, mas não recebeu nenhum pagamento de transações anteriores.

Como é demonstrado o fluxo de uma transação parcelada?

Em uma transação parcelada, o container "Installments", dentro do nó "Transactions", é gerado para cada parcela da transação. Ou seja, para uma transação parcelada em 6 vezes são gerados 6 nós "Installments" e cada um contém a informação de uma parcela.

Quanto tempo as informações para Conciliação demoram para serem disponibilizadas?

As informações são disponibilizadas sempre em D+1. Ou seja, se você realizou uma venda no sexta-feira, poderá ver os dados referentes a ela no arquivo do sábado. É recomendado que o arquivo seja baixado após ás 6h, para garantir que todas as informações do dia anterior estejam carregadas.

É possível passar um período de datas na API de conciliação?

Não, cada requisição baixa o arquivo apenas para um dia. Porém é possível configurar, através de desenvolvimento no seu sistema, uma série de requisições simultâneas para baixar arquivos correspondentes a um período de datas.

É possível obter um arquivo contendo informações de mais de um estabelecimento comercial (Stone Code)?

Não. A requisição é feita informando StoneCode (identificador do lojista na Stone) e o dia de referência, ou seja, para cada estabelecimento que se deseja obter um arquivo, é necessário realizar uma nova chamada.

O que fazer se não encontrei transações no arquivo?

Verifique a tag . Ela informa a data e hora em que o arquivo foi gerado no formato aaaammddHHmmss. A hora de geração é informada com 3 horas a mais, portanto se a hora informada for anterior à 8h da manhã (080000), significa que o arquivo esta sendo gerado antes das 5h da manhã.

Neste caso, passe a realizar a requisição somente após as 5h, e mande um email para [email protected], solicitando a limpeza do cache, conforme o template sugerido.

Qual é a regra de arredondamento de centavos?

A regra é a seguinte:

  1. Dividir o valor total pela quantidade de parcelas (Por exemplo R$170,03 em 4 parcelas. 170,03/4 = 42,5075);
  2. Arredondar o resultado do item 1 para cima ou para baixo (o valor com duas casas decimais mais próximo. No exemplo acima é 42,51) e atribuir este valor a todas as parcelas, exceto à primeira;
  3. Atribuir o valor restante à primeira parcela (No exemplo acima é 42,50).

Vamos à alguns exemplos:
R$170,03 em 4 parcelas

ParcelaValor
1R$ 42.50
2R$ 42.51
3R$ 42.51
4R$ 42.51

R$192,65 em 4 parcelas

ParcelaValor
1R$ 48.17
2R$ 48.16
3R$ 48.16
4R$ 48.16

R$550,00 em 4 parcelas

ParcelaValor
1R$ 137.50
2R$ 137.50
3R$ 137.50
4R$ 137.50

R$264,56 em 6 parcelas

ParcelaValor
1R$ 44.11
2R$ 44.09
3R$ 44.09
4R$ 44.09
5R$ 44.09
6R$ 44.09